Walter Bartels - Portal de Notícias
Sábado, 26 de Julho de 2014
NOTÍCIAS | EDUCAÇÃO
Em 12/12/2011 às 15:08
Sesi-Hortolândia recebe inscrição para Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio
Cadastro deve ser feito até quinta-feira (15) no Centro de Formação Paulo Freire, das 9h às 16h
Divulgação/Prefeitura de Hortolândia
Escola do Sesi começará a funcionar em junho de 2012

Com apoio da Prefeitura, a escola do SESI (Serviço Social da Indústria), unidade Hortolândia, recebe, a partir de hoje, inscrições para o Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, e para o primeiro ano do Ensino Médio. Serão oferecidas 320 vagas. Filhos de funcionários do setor industrial têm prioridade. Os interessados devem procurar o Centro de Formação Paulo Freire, localizado na Rua Euclides Pires de Assis, nº 205, bairro Remanso Campineiro, das 9h às 16h.

O Sesi funcionará num prédio provisório cedido pela Prefeitura, até junho do ano que vem, quando a obra do centro educacional será concluída. O prédio definitivo está em construção na Vila São Francisco, região central. Os estudantes serão atendidos em período parcial até que a escola, em fase final de construção, fique pronta.

Os documentos necessários para a inscrição são: certidão de nascimento ou cédula de identidade do candidato, carteira profissional do responsável legal atualizada, tutela ou guarda definitiva ou provisória (se for o caso) e declaração de escolaridade.

Para se inscrever em uma das séries é preciso ser beneficiário de empresas contribuintes do Sistema Sesi, funcionários do Sesi e Senai.

Beneficiário é todo o trabalhador que tem vínculo empregatício com empresas, cujo ramo de atividade pertence ao grupo econômico que contribui mensalmente para o Sesi.

No caso dos candidatos a ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental, serão aceitas inscrições de crianças nascidas no período de 01/07/2005 a 30/06/2006, ou seja, que completarão 6 anos até 30/06/2012. Os candidatos não beneficiários (comunidade) poderão se inscrever somente no dia 15/12/2011 se as vagas não forem preenchidas por beneficiários, funcionários do Sesi e do Senai.

O ingresso do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental no Sesi-Hortolândia ocorrerá por meio de inscrição e aplicação de prova, caso o número de inscritos seja maior que a oferta de vagas. A prova do processo seletivo será aplicada no dia 20 de dezembro em escolas indicadas pela Prefeitura. Os candidatos não-beneficiários (comunidade) não poderão efetuar inscrições do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

No caso das pessoas que querem ingressar no 1º ano do Ensino Médio, é preciso fazer a inscrição e depois realizar uma prova, sempre que o número de inscritos for maior que as vagas disponíveis. Nessa modalidade, a inscrição é aberta para toda a comunidade que concorre às vagas em igualdade de condições com beneficiários e funcionários do Sesi e Senai. A prova será aplicada no dia 20 de dezembro em escolas indicadas pela Prefeitura. Não serão abertas inscrições para o 2º e 3º ano do Ensino Médio.

Segundo a secretária de Educação, Sandra Fagundes, a Prefeitura ofereceu o prédio provisório ao Sesi para garantir o início de operação da escola no ano letivo de 2012. “As obras do Sesi estão previstas para terminar em junho do ano que vem. Seria um desperdício a escola ficar fechada por seis meses e iniciar as atividades só em 2013, então propomos essa parceria que, felizmente, foi aceita”, explicou Sandra.

EMPENHO

Para garantir a instalação do Sesi em Hortolândia, a Prefeitura doou à Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) a área onde o centro educacional está em construção, na Rua Wanderlei Costa Camargo, Vila São Francisco, próximo ao Paço Municipal Palácio das Águas.

Desde 2005, o prefeito Angelo Perugini (PT) se empenha para viabilizar a construção do Sesi. Além de doar o terreno de 30.000 m² para instalar o serviço, a Administração realizou obras de infraestrutura nas vias de acesso ao centro de educação e lazer com abertura de ruas, pavimentação, iluminação pública, entre outros.

 “Nossa população aguarda muito a instalação do Sesi. Essa parceria com a Fiesp vai ao encontro da nossa política pública de valorização da educação e qualificação profissional dos nossos moradores para ampliar o acesso ao mercado de trabalho. Estamos à disposição da Fiesp para colaborar ainda mais com a instalação do Sesi”, disse o prefeito.

INTEGRAL

Para construir o Sesi-Hortolândia, a Fiesp investe pelo menos R$ 12 milhões. De acordo com a Assessoria de Imprensa do Sesi, o centro educacional oferecerá ensino em tempo integral para alunos.  A escola tem capacidade para atender até 1.200 estudantes.

Além do centro educacional, o Sesi-Hortolândia terá áreas de esporte e cultura. O moderno projeto arquitetônico da unidade escolar contempla salas de aulas com lousas digitais, laboratórios de informática, línguas e ciência, sala multidisciplinar, área de convivência e biblioteca com acesso à internet.

Fundado em 1946, o Sesi é mantido e administrado pela indústria. A entidade privada desenvolve atividades nas áreas de educação, saúde, lazer, esporte, cultura e alimentação com o objetivo de promover o bem estar social com foco na melhora da qualidade de vida do trabalhador da indústria, familiares e comunidade em geral.

 

Edição: Claudete Campos
Autor: Elisabeth Soares
Fonte: Prefeitura de Hortolândia
Link
TODOS COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a comentar!
COMENTAR

 
Operação
Categoria
Cidade
TEMPO AGORA
RODÍZIO VEÍCULOS
São Paulo | Sábado
Livre
7h às 10h
17h às 20h
TWITTER
INFORMATIVO
Cadastre para receber o boletim informativo mais completo da região.
VOLTAR AO TOPO
Walter Bartels - Portal de Notícias
Buscar agora
Produzido por PandaMkt - Soluções em Marketing Integrado | 19 3645-5317
©2014 Walter Bartels.com
Todos os direitos reservados