Walter Bartels - Portal de Notícias
Quinta, 24 de Abril de 2014
NOTÍCIAS | CIDADES
Em 11/10/2012 às 09:00
Confira o passo a passo para fazer um cofrinho com garrafa pet
Crianças aprendem a fazer cofrinho em oficina de artesanato da Prefeitura
Reginaldo Prado/Divulgação/Prefeitura de Hortolândia
Depois de pronto, é só guardar as moedas neste simpático cofre de porquinho

 

A dois dias da data em que se comemora o Dia da Criança, cerca de dez alunos, entre sete e doze anos, do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Rosolen, aprenderam na manhã de ontem a fazer um cofrinho com garrafa de refrigerante. Eles participaram de uma oficina de artesanato com materiais recicláveis, dentro da programação do terceiro dia da “Semana de Mostra Ambiental” no Parque Irmã Dorothy Stang, na Rua Manoel Antônio da Silva, 501, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, em Hortolândia.
 
Criada pela lei municipal 2.345/2010, e realizada há dois anos, a Semana Ambiental 2012, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Hortolândia, se encerra nesta quinta-feira (11/10) com a realização de oficinas ecológicas. O evento pretende estimular a conscientização ambiental, por meio de ações de reuso, reciclagem, plantio e preservação da natureza. O Irmã Dorothy é um dos cinco parques ecológicos existentes em Hortolândia. 
 
Além de chamar atenção para o reaproveitamento de materiais e a educação financeira, a atividade estimula a imaginação dos pequenos, é simples, rápida, barata e pode ser feita por crianças a partir dos sete anos, com a supervisão de um adulto. O resultado é um simpático porquinho-cofre, um presente de uma criança para outra.
 
Quer aprender a fazer? Confira o passo a passo!
 
Materais
 
- 01 folha de EVA de 2mm, da cor de sua preferência (dá para 4 ou 5 cofres)
 
- 01 garrafa pet (pequena ou grande)
 
- 15cm de fitilho (fita plástica usada em embalagem de presente) de qualquer cor
 
- 01 rolo de fita crepe
 
- 01 rolo de fita dupla face (prefira uma marca que tenha boa capacidade de adesão)
 
- 01 pistola de cola quente com pelo menos um bastão de silicone compatível
 
- 01 tesoura sem ponta
 
- 01 faca de cozinha (a ser usada apenas pelo adulto que supervisiona a atividade)
 
- 01 régua grande
 
- 01 lápis
 
- 02 olhos móveis para bisquit ou 02 botões de roupa
 
Modo de fazer
 
- Passo 1:
 
Para fazer o porco-cofrinho, você pode utilizar garrafas pet, dessas de refrigerante, pequenas ou grandes. Se preferir uma embalagem grande, de 35cm de altura, será preciso cortá-la no meio, retirar e descartar um anel de 10 cm , aproximadamente.
 
- Passo 2:
 
Depois da primeira etapa, peça ajuda a um adulto para esquentar a ponta de uma faca de cozinha e fazer três furos na embalagem: dois pequenos para encaixar as orelhas do porco, de 2cm, na horizontal, a uns 10cm da tampa, e um mais longo, de 3cm, na vertical, bem no meio da garrafa para colocar as moedas no cofre.
 
- Passo 3:
 
Use a fita crepe para emendar a garrafa.
 
- Passo 4:
 
Agora, é hora de usar lápis e régua para marcar as partes do EVA que vão decorar o porquinho. Faça 04 retângulos médios, de 3,5cm x 15cm (para as patas); 02 retângulos pequenos, de 3cm x 9cm (que serão recortados em formato de folha para fazer as orelhas) e 01 retângulo grande, de 10cm x 40cm (para o corpo).
 
- Passo 5:
 
Cole fita dupla face nas pontas mais estreitas de todos os retângulos.
 
- Passo 6:
 
Comece a decorar o porco-cofrinho pelo corpo. Basta descolar a proteção da fita dupla face e afixar o retângulo grande no meio da garrafa, bem em cima da emenda. Cuidado para não cobrir os orifícios das orelhas. Procure deixar a emenda de EVA na parte de baixo do cofre.
 
- Passo 7:
 
Com a tesoura, faça um furo no EVA no lugar correspondente ao furo feito na garrafa pet; só assim a moeda poderá entrar no cofre.
 
- Passo 8:
 
Para fazer as patas, apóie um dos 04 retângulos médios na mesa, descole a proteção que está numa das pontas e vá enrolando o EVA até formar um rolinho. Ele ficará preso, quando você descolar a proteção da fita colada na outra ponta. Faça o mesmo com os 03 outros retângulos médios. Depois grude com cola quente ou fita dupla face as patas na parte de baixo do cofre.
 
- Passo 9:
 
Para fazer as orelhas, basta recortar os 02 retângulos pequenos em formato de folha. Depois de encaixá-los nos furos, você pode usar um pouco de cola quente para prender as orelhas na garrafa.
 
- Passo 10:
 
Para finalizar, use a pistola de cola quente para colar perto da tampa os olhos porco e, na outra ponta, o fitilho que servirá como rabo. Agora que o seu cofre já está pronto, é só aproveitar o feriado e se divertir. Depois da brincadeira, se sobrarem algumas moedas, você já tem onde guardar.
Edição: Claudete Campos
Autor: Ane Medina Néri
Fonte: Prefeitura de Hortolândia
Link
TODOS COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a comentar!
COMENTAR

 
Operação
Categoria
Cidade
TEMPO AGORA
RODÍZIO VEÍCULOS
São Paulo | Quinta-feira
7 e 8
7h às 10h
17h às 20h
TWITTER
INFORMATIVO
Cadastre para receber o boletim informativo mais completo da região.
VOLTAR AO TOPO
Walter Bartels - Portal de Notícias
Buscar agora
Produzido por PandaMkt - Soluções em Marketing Integrado | 19 3645-5317
©2014 Walter Bartels.com
Todos os direitos reservados