Walter Bartels - Portal de Notícias
Sábado, 19 de Abril de 2014
NOTÍCIAS | ENTREVISTA
Em 13/4/2011 às 15:40
Anhanguera conta com 10 cursos à distância
Cursos são para pessoas em busca da primeira graduação e de aperfeiçoamento
Jairo Guilherme Silva
Professor Paulo Barreto diz que mercado está exigente e pessoas têm de ter pelo menos uma graduação

A Anhanguera Educacional conta com dez cursos à Distância. Neste modelo de educação, o aluno vai menos vezes à faculdade, mas tem o mesmo conteúdo programático que encontraria nos cursos presenciais. As explicações são do professor Paulo Barreto, coordenador dos Cursos À Distância das Faculdades Anhanguera. Ele concedeu entrevista a Walter Bartels, apresentador do Jornal da Notícia ontem.

Os cursos, explica o coordenador, oferecem certificação e têm o mesmo tempo de duração do modelo presencial. Os cursos oferecidos são bacharelado em Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Serviço Social, com duração de quatro anos; Pedagogia com habilitação para coordenador de instituição de ensino e Letras, com duração de três anos e meio; além de tecnologia em logística, de dois anos, e tecnologia em gestão de Recursos Humanos, em Gestão Pública, em Gestão Hospitalar e em Marketing.

COMO FUNCIONA

Os encontros presenciais na unidade de ensino são do aluno com o professor tutor presencial que acompanham a transmissão ao vivo das aulas da sede em Campo Grande. Esse aluno, diz professor Paulo, faz todo o processo educacional à distância e atividades no ambiente domiciliar. A maior parte do conteúdo é feita no polo presencial duas vezes por semana na sede da faculdade, em Santa Bárbara d´Oeste. Essa sala é preparada com receptor de sinal para transmissão da aula.

Cada sala conta com 26 a 40 alunos. O professor tutor acompanha todo o processo e faz esclarecimento sobre as aulas. O aluno também pode esclarecer dúvidas com o professor que leciona o conteúdo online. Atualmente, explica professor Paulo, existem 214 polos próprios espalhados pelo país dentro da faculdade. Também há polos parceiros, como um instalado perto do Banco do Brasil, em Americana, que contratam o direito de transmitir os cursos.

VESTIBULAR

O vestibular para o curso presencial segue o mesmo modelo do convencional. O candidato passa por avaliação e também pode utilizar o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Durante a matrícula, o aluno faz  opções pelos dias da semana em que frequentará as aulas.

CUSTOS

Os custos dos cursos de modelo de educação à distância de bacharelado, licenciatura e tecnologia são equivalentes a 50% e 60% do presencial. Ficam na casa de R$ 250. Os cursos presenciais custam R$ 450. Os cursos têm o respaldo do MEC (Ministério da Educação). Até 10 de maio a faculdade está com preços promocionais.

PERFIL

Segundo o professor Barreto, o perfil de uma pessoa que faz o curso à distância é de pessoas que gostam de ler, aliás, uma exigência do curso, com aptidão com computador, porque a maior parte do conteúdo é virtual e que está disposta a aceitar novos desafios, uma vez que a quantidade de conteúdo, exercícios e atividades é grande.

Normalmente esses cursos são buscados por pessoas preocupados com o aperfeiçoamento. A maior parte dos alunos é de pessoas que buscam a primeira graduação e por isso estão bastante motivadas.

Ao contrário do que podem pensar, não é para pessoas mais velhas que não tiveram oportunidades de estudo. Barreto exemplificou que no curso de pedagogia do 2º semestre, com aulas de sexta e sábado, dos 54 anos, 30 são jovens  e alguns formados buscando a atualização. Os cursos atendem faixas etárias de 19 a 23 anos até público de 30 a 50 anos.

VANTAGENS

A EAD prepara a pessoa para as novas tecnologias, principalmente para o uso da aprendizagem virtual, explica o professor Barreto. O ambiente de internet é usado para fazer todas as atividades.

DADOS

Quem quiser maiores informações pode acessar o site www.unianhanguera.edu.br, clicar na aba graduações, para ter acesso às fichas dos cursos, com conteúdo e depoimentos dos profissionais se formaram nesta área. Ou ainda acessar o site www.vestibulares.br, que apresenta os valores, a oferta dos cursos e os dias das aulas. Ou ainda manter contato pelo Telefone (19) 3512.0500.

SURGIMENTO

Dentro do complexo Anhanguera, A EAD surgiu em 2008 com a adesão da Uniderp (Universidade do Desenvolvimernto do Pantanal), em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. "A Anhanguera é uma companhia de ensino visionária que buscou agregar ao pacote de oferta educacional um modelo de educação à distância", disse professor Barreto.

Na verdade, o ensino à distância no Brasil existe desde 1923. O mais famoso é o Instituto Universal, um modelo que funciona e dá certo, segundo o professor Paulo.

SEGREDO

"No modelo de educação à distancia o segredo não está em você ter que ficar dedicando muito tempo ao ensino mas saber aproveitar o tempo que destina para isso da maneira correta. E é esse o nosso trabalho", ressalta o professor.

No curso, o incentivo ao hábito à leitura é muito forte para formação pessoal e profissional do aluno. Segundo o professor, a formação tem possibilitado o ingresso dos alunos no mercado de trabalho. E os alunos gostam do modelo, disse o professor. Além disso, os universitários têm as mesmas facilidades de acesso à bibiliteca e ao laboratório de computação.
DESATUALIZADO

Os cursos também ajudam o profissional a se manter atualização. "Antes o profissional ficava desatualizado em 15 anos e hoje em quatro anos", disse o professor. Além disso, explica, as grandes empresas são seletivas na hora da contratação e seleção e buscam profissionais ligados à tecnologia. Hoje em dia, disse, os alunos precisam dominar a computação e língua estrangeira. Se antigamente a exigência  era ter datilografia, como na época do apresentador Walter Bartels, hoje em dia a computação é essencial.

DIPLOMA

Muitas pessoas não valorizam o diploma, segundo Bartels. Mas o professor Barreto disse que as exigiências do mercado aumentaram e a concorrência fica cada vez mais acirrada. "Com aumento da tecnologia e grandes mudanças no cenário mundial, as pessoas têm que se adequar e ter no mínimo uma graduação e no mínimo duas línguas", explicou Barreto.

(A íntegra está no Podcast, em Educação)

ENTREVISTADO
Paulo Barreto | É coordenador da EAD (Educação À Distância) da Anhanguera Educacional.
ENTREVISTADOR
Walter Bartels | Nascido em Americana, em 07 de maio de 1949, é diretor de Jornalismo da Rádio Notícia de Americana. É jornalista há mais de 30 anos.

Veja todas minhas entrevistas
Link
TODOS COMENTÁRIOS
jairo Junior | Em 25/04/2011 às 23:57:09
Desculpe, estudo na faculdade anhanguera e nao estou nem um pouco satisfeito com o curso a distancia que faço, nao so eu, como 100% 100% mesmo dos alunos da minha sala, primeiro o horario do começo do video é um absurdo, 21:00hs é isso mesmo a video aula começa as 21:00hs, fomos receber o caderno de atividades depois de quase 2 meses do começo das aulas, agora pergunto iriamos estudar como sem esse caderno? fora a abugunça do ano passado, as notos so foram atualizadas no final de dezenbro, ninguem sabia se tinha que fazer prova de "recuperaçao" vamos chamar assim, vou falar com sinceridade estou ali para pegar meu diploma e ir embora, aprender alguma ali, sem condicoes, estou a disposiçao para qualquer esclarecimento, oportunidade ao senhor coordenador Paulo Barreto foi dada, mas gostaria que escutassem o outro lado tambem. obrigado pela atençao.
COMENTAR

 
Operação
Categoria
Cidade
TEMPO AGORA
RODÍZIO VEÍCULOS
São Paulo | Sábado
Livre
7h às 10h
17h às 20h
TWITTER
INFORMATIVO
Cadastre para receber o boletim informativo mais completo da região.
VOLTAR AO TOPO
Walter Bartels - Portal de Notícias
Buscar agora
Produzido por PandaMkt - Soluções em Marketing Integrado | 19 3645-5317
©2014 Walter Bartels.com
Todos os direitos reservados